Diabetes Como O Corpo Reage

Diabetes Como O Corpo Reage: O descontrole do diabetes pode gerar várias consequências.
Problemas nos rins, visão, pele e até mesmo cardiovasculares podem estar relacionados com o descontrole.
Da taxa de açúcar no sangue.

 
O diabetes acaba levando a complicações na microcirculação e isso afeta principalmente os rins, olhos.
E o sistema nervoso, afirma o clinico geral Paulo Camiz. Por se tratar de uma doença, na maior parte das vezes silenciosa, é preciso prestar atenção nos indícios que é essencial. Confira, a seguir, como o distúrbio pode prejudicar cada parte do corpo.

 

 

Diabetes Como O Corpo Reage

SISTEMA NERVOSO AFETADO: Uma complicação do descontrole do diabetes é a neuropatia periférica, cujos sintomas incluem adormecimento. E as vezes, dores nas mãos, pés. Os nervos periféricos são os que enviam e recebem informações do cérebro. Essa capacidade de transmitir sinais é prejudicada pela hiperglicemia e ocasiona perda de sensibilidade. Além de deformidades nos pontos de pressão do pé, o que aumenta a chance de feridas. A neuropatia pode ser desenvolver nos primeiros dez anos após o diagnóstico do diabetes e fatores genéticos. Que podem aumentar as chances de a pessoa ter o problema, os sintomas variam de acordo com os nervos atingidos. No começo, surge dormência e formigamento nos braços e pernas, podendo haver perda de sensibilidade nos membros.

 

 

Diabetes Como O Corpo Reage

VISÃO PREJUDICADA: Você já deve ter ouvido dizer que o mau controle do diabetes pode levar a cegueira, certo. O oftalmologista André Pamplona explica o porquê. O diabetes é um micro angiopatia que atinge todos os vasos sanguíneos do corpo, a retinia é uma estrutura. Extremamente vascularizada, portanto se seus vasos sanguíneos entram em sofrimento pode ocorrer a morte. Das células retinianas, neurônios, nutridas por estes vasos com consequente perda da função visual destas células. A doença relacionada a perda de visão é a retinopatia, que afeta os vasos sanguíneos da retina, causando vazamento. De fluido ou sangue. Os diabéticos também podem ter oscilações no grau dos óculos de acordo com a oscilação da glicemia. Ora enxergando bem, ora vendo muito embaçado, acrescenta Pamplona, dessa forma, visitar o oftalmologista é fundamental.

 

 

Diabetes Como O Corpo Reage

MÁ CIRCULAÇÃO: O coração também pode ser alvo do diabetes, mas não é a única parte do corpo que é prejudicada. Se não controlado, o distúrbio também aumenta o risco de doença arterial periférica, quando os vasos sanguíneos. Nas pernas são estreitados ou obstruídos por depósitos de gorduras, afetado a circulação dos membros inferiores. Alguns sintomas desse mal, são dor, sensibilidade, cansaço ou queimadura nos músculos dos pés ou pernas. Eles aparecem geralmente durante os exercícios físicos, porém podem surgi mesmo em repouso. Feridas que não cicatrizam nas pernas e pés, membros inferiores vermelhos, quentes ou inchados. São sinais de agravamento da doença, que pode exigir tratamento além do convencional do diabetes.

 

 

Diabetes Como O Corpo Reage

PÉ DIABÉTICO: O pé diabético ocorre quando uma área machucada ou lesionada no pé desenvolve uma úlcera ferida. Essa condição também é desencadeada pelo mal controle do diabetes, podendo causar até amputações. Um dos maiores medos dos portadores da doença. Além da úlcera, o pé diabético é o resultado da associação de neuropatia periférica e infecções. Com a circulação sanguínea comprometida nas extremidades, a cicatrização das feridas se torna mais difícil. Os sintomas são queimaduras, dormência, câimbras, atrofia das musculaturas, deformidades, ressecamento da pele. E perda gradual de sensibilidade nos pés, quando algum ou alguns desses sintomas forem identificados. E imprescindível a procura de ajuda médica, mas é importante lembra que prevenir sempre. E melhor, por isso, procure o acompanhamento com um podólogo, que saberá identificar algum problema. Decorrente nos membros, algumas dicas também podem ajudar.

 

 

Higienes Dos Pés

Quando fizer a higiene dos pés com água morna. E necessário secar bem. Um ambiente úmido favorece a proliferação de fungos que podem causar mau cheiro.
. As unhas devem ser cortadas semanalmente.
. Use calçados confortáveis, para evitar possíveis machucados.
. Evite sapatos com bico fino.
. Use meias de algodão sem costura.

 

 

Fator De Risco

CÉREBRO: Diabetes mal controlado é fator de risco para o acidente vascular cerebral (AVC), que pode deixar sequelas. Como perda de movimento de um lado do corpo.
BOCA: pesquisas indicam que diabéticos têm maior propensão a gengivite e doença periodontal. Usar fio dental e enxaguante bucal todos os dias é fundamental, assim como visitar o dentista a cada seis meses.
PELE: quando não controlado, o diabetes gera problemas dermatológicos, como furúnculos, micoses na pele, escurecimento. E ressecamento de área do corpo com dobra, como pescoço, axila e virilha.
OLHOS: a retinopatia diabética pode provocar visão borrada e até levar a cegueira, os riscos de desenvolver glaucoma. E catarata também são maiores.
CORAÇÃO: o aceleramento da arteriosclerose e a deposição de gorduras nas paredes dos vasos aumentam os riscos de infarto.
RINS: qualquer vaso sanguíneo do corpo pode ser afetado com a glicemia descontrolada, incluindo os dos rins.
Que podem ter sua função prejudicada.
PERNAS: a doença arterial periférica atinge os membros inferiores, causando perda de equilíbrio e coordenação.
PÉS: coma circulação sanguínea prejudicada, os membros inferiores perdem sensibilidade, o risco de infecção.
Aumenta e a cicatrização é dificultada.

 

 

Controle Necessário

Hábitos saudáveis a vida toda. Essa é a recomendação para prevenir o diabetes. E, para quem já foi diagnosticado com a doença, é também a indicação para controlar o problema. Evitando graves consequências.
Tomando os devidos cuidado, que, se descobre diabético pode levar uma vida com qualidade e sem tantas preocupações.

E-book Cardápio Liberado Para Diabéticos? Insira Seu E-mail e Comece a Baixar Hoje mesmo o e-Book

Emerson Fittpaldi

Olá eu me chamo Emerson sou criador do blog. Diabetes Mellitus e Alimentos. E criei esse Blog pra fala sobre. Tipos de Diabetes, Sintomas, Tratamentos, Complicações, é Alimentos que previne a doença.

Website: https://www.diabetesmellitusealimentos.com.br/

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *