Diabetes Infanto Juvenil

Diabetes Infanto Juvenil
5 (100%) 1 vote

Diabetes infanto juvenil. Chama-se de diabetes infanto juvenil o diabetes mellitus tipo 1 (DM1), geralmente descoberto nos primeiros anos de vida. Trata-se da doença metabólica autoimune que eleva os níveis de açúcar no sangue, por deficiência no pâncreas, exigindo a aplicação de doses diária de insulina para controlar a glicemia. O diabetes é a segunda doença crônica mais diagnosticada em crianças, atrás apenas da asma. Já o diabetes mellitus tipo 2 (DM2), antes restrito ao universo dos adultos, por conta da origem ligada aos maus hábitos alimentares. Tem atingindo cada vez mais jovens obesos, principalmente por causa da alimentação baseada em fast food e produtos ultra processados.

 

Às vezes, os pais demoram para notar que seus filhos têm a doença. Para que o tratamento seja iniciado com antecedência, deve-se perceber os sintomas. Em crianças pequenas, muita sede e/ou fome, perda de peso, vontade constante de urina, fraqueza, cansaço e tonturas, bem como cãibras formigamentos, podem estar ligados ao DM1. Este pode surgir quando ainda são bebês, podendo ser transitório ou não. “Porém, os picos de incidência da doença se dão dos cinco aos sete anos e na puberdade”, afirma a endocrinologista Adriana Bajzek Barboza.

Assédio moral Diabetes Infanto Juvenil

Em função dos autocuidados com o DM1. Exigirem hábitos desconhecidos à maiorias das crianças, as insulinodependentes podem ser vítimas de assédio moral. E, consequentemente, apresentar um comportamento isolado, ansioso e/ou depressivo. Tal postura impacta, negativamente, na adesão ao tratamento. “Como toda doença crônica muda a rotina da criança e da família, idealmente crianças diabéticas merece acompanhamento psicológico”. Afirma o endocrinologista pediátrico Raphael Roio.

 

Para evitar as consequências de uma doença maltratada, cabe aos pais colocar os professores a par e, juntos, ficarem atentos, a comportamentos e queixas. Entre adolescentes há casos em que ocorrem transtornos alimentares, como a diabulimia (corte ou redução drástica das doses de insulinas na busca pelo emagrecimento). Isto causa de menstruação irregular a atrasos no crescimento físico e puberal.

Independência

Além de promover ações de conscientização. Para que a garotada não saia comendo “porcarias”, a independência no trato da doença. No que diz espeito à monitoração e controle da glicemia, depende muito da consciência da criança. Espera-se que a criança amadureça e consiga se cuidar, sempre sob supervisão de um adulto. As crianças são treinadas a assumirem seu tratamento, mas cada uma responde de uma forma”, explica Roio.

 

Diabetes Infanto Juvenil Na Pré-adolescência

Na pré-adolescência, geralmente a criança bem orientada já consegue ter um controle do que deve ou não comer. Quando conseguir contar os carboidratos, ganha autonomia para passar com os amigos e, até mesmo ir às excursões. “A maior dificuldade não é a alimentação, mas as picadinhas no dedo para fazer a medição da glicemia e as aplicações da insulina”, diz Fraige Filho. A boa notícia é que as agulhas estão cada vez menores e mais finas e existem as práticas canetinhas, que sequer necessitam de frascos. “ Vale destacar, ainda, as vantagens da bomba de insulina, que infundem na continuamente e em quantidade previamente calculada, evitando as injeções”, diz Filho.

 

Outro avanço, que deve chegar em breve ao mercado nacional, é um sensor subcutâneo, que mede a glicemia continuamente. E envia os dados, com a vantagem de ser trocado a cada 14 dias. “Com isso, manter a doença controlada será mais fácil. Tornando o tratamento menos doloroso”, conclui o endocrinologista. A criança torna-se capaz de auto aplicara insulina e, quanto antes puder controlar sua glicemia, melhor.

Confira Mais >>> Cardápio Liberado Para Diabéticos
E também dica de alimentação saudáveis é algumas receitas liberadas para diabéticos tanto do tipo DM1 como DM2.

 

Novo E-book Cardápio Do Diabéticos 7 Dias De Cardápio Saboroso Um Para Cada Dia Da Semana ↓

Emerson Fittpaldi

Olá eu me chamo Emerson sou criador do blog. Diabetes Mellitus e Alimentos. E criei esse Blog pra fala sobre. Tipos de Diabetes, Sintomas, Tratamentos, Complicações, é Alimentos que previne a doença.

Website: https://www.diabetesmellitusealimentos.com.br/

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *