Diabetes Tipo 2 Mellitus

Diabetes Tipo 2 Mellitus
5 (100%) 1 vote

O diabetes tipo 2 mellitus (DM tipo 2) é uma alteração genética que quando superimposta. A fatores ambientais leva à expressão fenotípica da doença. O DM tipi 2, forma mais prevalente, representa um grupo heterogêneo de distúrbios metabólicos que apresentam em comum a hiperglicemia crônica. A pesar de os defeitos bioquímicos dessa forma de DM não serem ainda precisamente identificados, sabe-se que a deficiência na secreção. E ação da insulina estão presentes. Há atualmente fatores evidências de que fatores genéticos estão implicados na gênese da doença.

Essas evidencias provêm de estudos em gêmeos que mostram uma taxa de concordância mais elevada. Em monozigótico do que em dizigóticos; da grande variação nas taxas de prevalência do diabetes tipo 2 mellitus. Entre diferentes grupos étnicos vivendo no mesmo ambiente e a forte agregação familiar da doença. Entretanto, na maioria dos casos o padrão de herança não segrega na forma mendeliana clássica.

O DM tipo 2 é provavelmente poligênico, significando que em um único individuo a presença simultânea. De vários genes alterados é necessária para o desenvolvimento da doença. Além, o DM tipo 2 é também provavelmente mutigênico, o que significa que diferentes combinações de alterações genéticas. Podem existir entre os portadores dessa forma de diabetes.

 

CONTRIBUIÇÃO GENÉTICA DO DIABETES TIPO 2 MELLITUS

Apesar de a contribuição genética ser bem reconhecida. A influência de fatores ambientais e de estilo de vida não devem ser subestimadas. Estudos demonstram que o padrão alimentar e o sedentarismo têm um grande impacto no desenvolvimento do DM tipo 2. Por exemplo, entre os nipo-brasileiros, uma população que apresenta uma das mais elevadas taxas de prevalência de diabetes. Os dados do Japanese-Brasilian Diabetes Study Group mostram que a dieta tradicional japonesa assumiu um “estilo ocidental” caracterizado por alto consumo de gordura.

Essas mudanças no hábito alimentar juntamente com estilo de vida sedentarismo têm sido associados à maior ocorrência de DM nessa população. O diabetes tipo 2 mellitus, é, portanto, uma doença multifatorial, na qual os genes não apenas interagem entre si. Mas também com fatores ambientais, e essa complexa interação dificulta a identificação dos fatores de suscetibilidade genética para a doença.

Entretanto, nos últimos 20 anos, várias formas monogênicas de diabetes têm sido identificadas e caracterizadas. A maior parte delas resulta em defeitos na função das células beta-pancreáticas com consequente alterações na secreção de insulina. As formas que resultam em defeitos na ação da insulina afetam moléculas envolvidas na transmissão do sinal insulínico. Ou no desenvolvimento do tecido adiposo.

 

FORMA MONOGÊNICAS DE DM

As formas monogênicas correspondem a aproximadamente 5% dos casos de DM. Sendo a maioria caracterizada por disfunção das células B. E uma minoria por alterações na ação da insulina.

 

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA AO DIABÉTICO (ANAD)

De acordo com a Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANNAD). Esse tipo de diabetes é de oito a dez vezes mais comum que o tipo 1, acometendo 10% da população entre 30 a 69 anos. O DM tipo 2 acontece quando o pâncreas produz insulina, porém ela não é aproveitada da forma correta. Ou seja, não consegue metabolizar a glicose presente na corrente sanguínea. Denomina-se essa anomalia como resistência insulínica. “O DM tipo 2 consistem em uma redução do efeito da insulina, causado sedentarismo”. Diz o clinico geral Paulo Camiz.
. Obesidade e Diabetes
. Obesidade e Diabetes Tipo 2

"E-Book" Receitas Que Levam o Abacate Como Um Importante Aliado Dos Diabético!

Emerson Fittpaldi

Olá eu me chamo Emerson sou criador do blog. Diabetes Mellitus e Alimentos. E criei esse Blog pra fala sobre. Tipos de Diabetes, Sintomas, Tratamentos, Complicações, é Alimentos que previne a doença.

Website: https://www.diabetesmellitusealimentos.com.br/

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *