Dieta Para Diabetes Gestacional

Dieta para diabetes gestacional? A primeira providência a ser tomada após o diagnóstico de diabetes gestacional é a adoção de uma rotina alimentar regular e saudável. “A dieta para diabetes gestacional, deve conter alimentos de baixo índice glicêmico, como cereais integrais, frutas e legumes. É recomendado que as frutas sejam sempre consumidas acompanhadas de gorduras saudáveis ou fibras, que ajudam a diminuir o índice glicêmico da refeição. Além disso, indica-se que a gestante se alimente a cada três horas. Para evitar a hipoglicemia que ocorre com a queda brusca dos níveis de glicose no sangue”, afirma a nutricionista Karina Valentim.

 

Também é importante reduzir consideravelmente o consumo de açúcar e farinhas refinadas, passando longe de doces, frituras, refrigerantes. E produtos industrializados ricos em gorduras, açucares e conservantes. Essas medidas, além de ajudarem no combate ao problema, ainda essenciais em sua prevenção. Para manter os níveis de glicose dentro do desejado, comece ajustando o consumo de fibras. Comer frutas com casaca e ceder lugar no prato aos vegetais crus, por exemplo, são medidas simples, mas importantes.

 

“As fibras contribuem para uma digestão mais lenta, o que diminui a velocidade com que a glicose chega na corrente sanguínea, além disso, esses nutrientes atuam na produção de uma massa gelatinosa que absorve os ácidos biliares no intestino. Regulando os níveis de colesterol”, explica Karina. As fibras ainda promovem a saciedade, sendo aliadas quando assunto é ganhar peso com saúde. Tratam se de polissacarídeos vegetais, encontrados apenas em plantas.

 

 

Alimentos De Origem Animal Na Dieta Para Diabetes Gestacional

Alimentos de origem animal não contêm fibras “, lembra a nutricionista Bárbara Martins. Sendo assim, priorize frutas, hortaliças, legumes, feijões e cereais integrais, como aveia, linhaça, quinoa e arroz integral. E sabe aquele suconatural? Não se deixe enganar: frutas inteiras são sempre preferíveis, já que em forma de bebida a concentração de fibras deixa a desejar. “Isso eleva a velocidade de absorção da glicose, geralmente picos de açúcar no sangue”, explica Bárbara.

Mas, não precisa deixar os sucos de lado – o segredo é equilibrar os ingredientes. “Os mais indicados são aqueles preparos que misturam frutas convencionais com vegetais (como couve, salsão, salsinha e erva-doce). Condimentos (como gengibre e canela) e sementes ricas em fibras (como chia e linhaça) ”, recomenda Karina. Já entre os derivados de animais, é preciso ser seletivo. “Opte por carnes vermelhas magras, como patinho filé mignon, maminha, lagarto, coxão mole e coxão duro, bem como carne brancas, como peixe e frango sem pele”, orienta Bárbara.

 

 

Embutidos Na Dieta Para Diabetes Gestacional

Se possível não chegue nem perto dos embutidos. Onde há tentações como salsichas, linguiças, presuntos, mortadelas e salames cheios de gordura e sódio. “Todos devem controlar o sódio na dieta mais isso torna-se ainda mais importante no período da gestação. Pois previne a hipertensão e a retenção de líquidos”, orienta Karina. Na hora de escolher os leites e derivados, prefira os desnatados. “Indica-se o consumo de uma a três porções diárias entre leite e iogurtes. Além de queijo brancos, como os tipos minas, ricota, cottage e muçarela de búfala”, indica Karina.

 

Aliados à dieta para diabetes gestacional, os exercícios também têm muito a contribuir no controle do diabetes gestacional. “ Caminhadas sem esforço, feitas quatro vezes por semana, têm benefícios comprovados na redução da glicose excessiva no sangue”, recomenda Dalul. Caso essas medidas não sejam suficientes para normalizar os níveis glicêmicos, indica-se o tratamento farmacológico. “No entanto, ele deve ser iniciado apenas em caso de ineficiência da mudança de hábitos de vida”. Diz Graça Maia.

 

 

O Que Deve Ou Não Comer

PRIORIZAREVITAR
Cereais integrais de baixo índice glicêmico, como arroz integral;Arroz branco e massas (de farinhas brancas e refinadas);
Leguminosas, como feijão e lentilha;Frituras de qualquer tipo e carnes gordurosas, como cupim e costela;
Frutas frescas, com baixo ou moderado índice glicêmico, consumidas com casca

e bagaço quando possível;

Alimentos processados e embutidos, como salsicha, linguiça, mortadela,

entre outros ;

Legumes e verduras;Doces caseiros ou industrializados;
Leites e derivados magros;Bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos industrializados;
Carnes vermelhas magras;Alimentos com gorduras hidrogenada;
Oleaginosas que se consumidas com frutas, diminuem o índice glicêmico

da refeição e dão saciedade.

Leite e iogurte integrais, além de queijo amarelo.

 

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